segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

5 Dicas para usar sua Planilha Financeira



Por @falcaojunior

Quase sempre nos encontramos com alguém que tem uma planilha de controle espetacular que resolve todos os problemas financeiros. Muito bom, mas fazê-las funcionar requer dedicação e persistência.  Lá vai uma lista de dicas que podem ajudar:



1 – Não tenha medo.
Vencer o medo de lidar com as planilhas é um excelente passo. Logo no começo é normal ver que as suas contas estão descontroladas ou então que você gasta mais do que ganha. Não desanime e lembre-se: se você buscou uma planilha é porque sabe que precisa consertar algo que não está dando certo.

2 – Reúna informações.
Antes de começar a utilizar a planilha siga um pouco a sua intuição e coloque no papel os principais gastos. Vá por ordem cronológica perguntado a si mesmo “o que eu pago e recebo todo dia 01, dia 02, dia 03, ...?” e assim por diante. Depois de ter uma lista com a maioria dos gastos, abra a planilha e comece a inserir os dados. Fazer tudo de uma só vez costuma não dar certo, então primeiro faça esta lista e registre depois.

3 – Use diariamente.
Registre as suas despesas eventuais e os seus ganhos assim que eles acontecerem ou, se possível, até mesmo antes. Se você deixar para abrir a sua planilha uma vez por semana ou por mês, dificilmente terá vontade e paciência para registrar tantas informações. Muitas vezes você sequer se lembrará delas. Se a planilha fizer parte do seu dia-a-dia, você perceberá que ela é fundamental para o seu controle financeiro.

4 – Faça anotações.
Anotar tudo que você gasta é uma das principais formas de conseguir implantar a planilha. Lembra daqueles 10 reais que você olha no extrato e não a menor idéia do que se trata? Acontece com todo mundo: se você não anotar dificilmente lembrará depois, ainda que tenha sido no mesmo dia. Para que a planilha seja uma cópia fiel da sua vida financeira, as anotações ajudam principalmente no começo. Depois de um tempo você passará a identificar os gastos mais facilmente.

5 – Compartilhe o desafio.
Quanto mais pessoas para ajudar, melhor! Se toda a sua família estiver engajada com a missão você terá mais chances de vencer. Mostre os seus objetivos a todos em quem confiar e ao final do dia apresente a eles como está a sua evolução. Além de ter incentivos, estas pessoas podem dar idéias que contribuem para a resolução de problemas.





Coloque as dicas em prática hoje mesmo. Com o tempo, estes controles se tornam tão naturais que você sentirá falta ao ficar longe deles por apenas um dia!









4 comentários:

  1. Adorei suas dicas...Vou tentar colocar em prática!!!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Graças a sua maravilhosa planilha, hoje eu realmente tenho uma vida financeira muito mais organizada! Ter controle sobre os seus gastos é algo de extrema importância! Obrigada pelas dicas valiosas! Desejo-lhe bastante sucesso com o seu site!

    ResponderExcluir
  3. Vou começar hoje mesmo. Nem vou usar de desculpa que não tenho um caderninho pra usar porque ele está lá em casa pronto e vou rascunhar num papel qualquer até coloca-lo na bolsa.

    Esse post é PARA MIM! Dicas simples e práticas pra perder o medo de encarar as contas. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, obrigado pelos posts e pelos incentivos! Se precisarem é só avisar. Bjs.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentários, dúvidas ou sugestões!