domingo, 1 de janeiro de 2012

Controle Diário de Gastos

Por: @falcaojunior


Em dia de Réveillon é comum ouvir familiares e amigos dizerem que o maior desejo para o ano seguinte é organizar as finanças pessoais. Mas caso eles não tenham sido os sortudos da Mega da Virada, terão de pensar em uma estratégia para alcançar este objetivo.


Deixar de lado o mito de que você não nasceu para organizar-se financeiramente é um excelente primeiro passo. Ao invés de pensar nisto, saiba que a persistência é muito mais relevante e deve ser praticada a todo momento. Não deixe chegar ao final do mês para perceber que gastou mais do que a sua renda permite e, pior, muitas vezes descobrir que gastou mal.

A dica para começar o ano organizando suas finanças é saber onde você coloca seu dinheiro e, para isto, nada melhor do fazer pequenas anotações do seu gasto diário.

É provável que você também use cartão de crédito ou débito e não tenha idéia do que fazer com todos aqueles comprovantes (a maioria das pessoas não tem!), mas não importa, pois você pode lidar com isto de outra forma: deixe em seu bolso um pequeno pedaço de papel onde você pode anotar tudo que gastou, seja com dinheiro ou com os próprios cartões.

Ao final do dia veja se aquilo que você comprou foi realmente necessário e se ao final do mês não irá prejudicar o seu orçamento. Se não houve excedentes, parabéns. Por outro lado, se você gastou mais do que deveria, o dia seguinte já é uma excelente alternativa para economizar e compensar o gasto desnecessário do dia anterior.

Lembre-se: não deixe acumular excessos e faça com que o seu controle dia-a-dia seja a sua melhor forma de controlar os gastos do mês inteiro.








2 comentários:

  1. Eu concordo plenamente com vc. Sempre fiz este controle e da resultados. Hj em dia mantenho uma planilha excel de orcamento anual, categorizando os gastos e verificando qual das categorIas merecem uma reducao.

    Paulosilva888

    ResponderExcluir
  2. Olha só que ótimo isso!!! Parabéns pelo blog. Vou divulga-lo agora mesmo. E da minha parte, preciso mesmo acabar com o mito pessoal de que não nasci pra isso. Lerei todos os dias! :)

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentários, dúvidas ou sugestões!