terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aposentadoria: Pense nisto desde cedo!

Por: @falcaojunior


Há alguns anos trabalhei na comercialização de planos de previdência privada e o dia-a-dia com os clientes me mostrou o quão importante é começar a pensar na aposentadoria enquanto jovem.

O perfil das pessoas que me procuravam com interesse na contratação, em regra, eram pessoas acima de 45 anos, homens e mulheres, com excelente renda mensal, mas que durante sua vida profissional se esqueceram de reservar dinheiro para a aposentaria que estava cada vez mais próxima.

Feito o primeiro contato com estas pessoas e após coletar informações básicas - idade atual, idade da aposentadoria, etc - era chegada a hora de fazer o cálculo e descobrir quanto seria necessário contribuir mensalmente na previdência privada para que, ao parar de trabalhar, não houvesse queda na renda mensal. Neste momento, o cliente parecia congelar! A tela do computador mostrava um valor de contribuição mensal altíssimo. Tão alto a ponto de passar de 50% da renda mensal atual! Ou seja, inviável. Nestes casos a minha recomendação sempre foi começar a contribuição com aquilo que a pessoa tinha condições de pagar. Mesmo tarde, é melhor começar.

Para entender melhor a questão, veja o exemplo de casos distintos:
Exemplo 1 - Uma pessoa que contrata um plano de previdência aos 20 anos de idade e pretende aposentar-se aos 60 anos com uma renda mensal de $ 4.000, pagaria $ 390 mensalmente. São 40 anos de contribuição remunerada mensalmente, como se fosse uma poupança. Neste caso o dinheiro passa a "trabalhar sozinho", ou seja, esta pessoa GANHA juros sobre juros.
Exemplo 2 - Aqui, temos outra pessoa que contrata o plano de previdência aos 40 anos e deseja aposentar-se com 60. Ela terá metade do tempo do exemplo anterior... e com um agravante: são 20 anos a menos de remuneração sobre o total acumulado no plano de previdência. Se mesmo assim a pessoa ainda quiser contratar para ter uma aposentadoria de $ 4.000, o valor mensal a pagar seria $ 2.200! Complicado não?!

Ninguém gosta de ser a pessoa do exemplo 2, mas note que na maioria das vezes as pessoas tem um bom poder aquisitivo e poderiam contribuir há muito tempo. No entanto, todas as facilidades de consumo em que vivem, cartão de crédito para parcelar compras muitas vezes desnecessárias, falta de conhecimento no assunto e falta de percepção de que a aposentadoria está chegando, faz com que as pessoas deixem de lado a valiosíssima oportunidade de pagar pouco por mês desde cedo.

Leitor, pense que pequenas economias do dia-a-dia permitem que você economize desde já para a sua aposentadoria! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentários, dúvidas ou sugestões!